2DARK | Quem tem medo do escuro?

2Dark é um game de horror com gráficos bonitinhos que nos coloca em busca de crianças desaparecidas e assassinos cruéis

2Dark é o novo game de Frédérick Raynal, um dos pais do survival horror moderno e criador de Alone in the Dark.

Quando recebemos 2Dark para analisar, fiquei realmente intrigado. Não tanto pelo visual e premissa, admito, mas pelo pedigree do título e de seu criador. O primeiro Alone in the Dark foi um dos precursores do horror moderno. Portanto, não é surpresa eu começar a jogar o título com altas esperanças. Será que Frédérick Raynal ainda tem o dom para conduzir uma sinfonia de horrores com a mesma maestria que possuía em 1992? Vamos ver agora, em mais uma review do Jornada Geek

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2Dark tela principal
Dá pra sacar o tom do jogo só pelo menu principal (Foto: Reprodução)

Aprendam crianças: florestas escuras não são seguras

2Dark começa mostrando nosso personagem principal, detetive Smith, em um acampamento em família. Tudo muito normal e bonito, no meio de uma mata fechada e escura. Realmente, Smith, parece um excelente lugar para se levar a patroa e as crianças! Bom, depois de problemas técnicos, a esposa e os filhos do detetive vão buscar galhos enquanto ele fica arrumando a barraca para eles dormirem. Após certo tempo, Smith ouve um grito e vai investigar. Ele encontra o corpo de sua esposa decepado e seus filhos dentro de uma van que vai acelerando na distância.

2DARK começo da história
Não seria melhor ter ido na praia? (Foto: Reprodução)

Após umas décadas procurando, ele chega à uma cidade chamada Gloomyditch (mesmo nome da produtora do game) em busca de respostas. O que se desenrola depois é uma aventura, com cerca de dez horas de duração, para encontrar os filhos do nosso protagonista e outras crianças que foram sequestradas por um bando de psicopatas assassinos. E palhaços, porque eles nunca estão envolvidos com nada de bom nesse tipo de jogo. Eu achei um começo adequado para o game, com todo esse feel de filme de terror B. É bem básico e já foi batido por várias outras obras, mas funciona bem dentro do que é proposto aqui

Uma coisa que o game mostra bem são as consequências de Smith falhar em sua jornada. Os sequestradores são psicopatas, e eles realmente matam as crianças se ele falhar. É raríssimo vermos games mostrando a morte de crianças hoje em dia, e 2Dark é um que não pega leve nesse quesito. Em meu tempo de jogo vi criancinhas comidas por leões, mortas à pauladas, esfaqueadas, entre outros. Pode ser realmente ofensivo e pesado, mas reconheço a coragem da Gloomyditch em mostrar esse tipo de coisa.

2DARK foto família
Smith é um cara realmente deprimido. (Foto: Reprodução)

Imagens e sons de desespero

Uma coisa que vai dividir opiniões em 2Dark é o gráfico do game. Ele foi feito num estilo cute, com bonecos cabeçudos e com proporções estranhas. Isso gera um contraste bem forte, principalmente quando vemos esses seres bonitinhos tomando tiros e facadas. Os cenários são bem atmosféricos e passam um sentimento de claustrofobia e opressão que eu, particularmente, gostei para caramba. Mas, no fim das contas, o visual do jogo não me agradou muito. Eu acho legal da desenvolvedora investir em novas ideias e dar um estilo único ao game, mas personagens bonitinhos e massacres não casam bem, na minha opinião.

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2Dark gameplay
Não sei se fico encantando com os personagens ou incomodado com o cenário. (Foto: Divulgação)

Quanto à sonoplastia, não tem muito o que contar aqui. Os sons das armas e dos personagens é competente, assim como o grito das crianças. A trilha sonora deixou um pouco à desejar, principalmente porque ela se repete demais em alguns cenários. O primeiro estágio, por exemplo, é um circo. Cara, como eu odeio circos. Enfim, a música nesse cenário se repete a todo o momento, em intervalos pequenos de tempo. Além de diminuir a imersão (o que é uma pena, porque esse cenário em particular é sensacional) acaba sendo chato com o passar das horas.

Resumindo, gostar ou não dos visuais vai ser algo bem mais pessoal que o normal. Eu, particularmente, iria preferir algo mais comum e pé no chão para games desse tipo. Mas algumas outras pessoas podem achar o contraste legal e funcional. O som funciona, ainda que a trilha sonora não seja algo que se destaque muito.

2Dark gameplay 2
Cadeados, os maiores inimigos de nossos heróis desde sempre. (Foto: Reprodução)

Controlando o detetive

Uma coisa que eu achei que podia ser melhor foi o gameplay de 2Dark. O jogo é, na real, baseado em stealth. Temos pouquíssimos recursos e munições, e os inimigos demoram horrores para morrer. Por isso, para salvar as crianças em cada cenário, precisamos ser furtivos e usar bem das sombras para nos esgueirar e passarmos desapercebidos. Por isso, o combate do jogo é bem simplório. Vire de frente para o que quer acertar e bata. Não é nada de refinado ou incrível, mas funciona.

2dark imagem 6
Mas eu só queria dar uma olhadinha. (Foto: Reprodução)

Além disso, o game é muito baseado em tentativa e erro. Talvez pelo fato de podermos salvar onde quisermos fazendo uma pausa para fumar um cigarro. Esse esquema de save ficou bem legal, e algo interessante é que salvar demais pode dar uma crise de tosse no protagonista que ajuda os inimigos próximos a nos encontrarem. Cigarros são ruins para nossa saúde, crianças!

Quanto à tentativa e erro, ocorre o seguinte: os mapas são escuros demais, e cheios de armadilhas. Muitas vezes vamos morrer sem nem ver o que está acontecendo. E os inimigos dão dano demais, nos matando com facilidade. Por isso, prepare para dar muito load nos seus saves antigos enquanto estiver procurando pelos pequenos desaparecidos. Outra coisa que achei ruim é que o personagem anda devagar demais. Em cenários maiores acaba sendo um porre, pois ele leva um tempo bom para ir de uma ponta até outra.

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2dark palhaços
Eu realmente não gosto nada de palhaços. (Foto: Reprodução)

Uma luz no fim do túnel

Afinal, 2Dark é um game que vale a pena? Vai depender, basicamente, de três coisas: você gostou do estilo visual e da premissa? Você gosta de games com foco total em stealth e um certo grau de tentativa e erro? E você acha o preço condizente?

Uma coisa que achei excessiva foi o preço cobrado pelo título. No momento da criação dessa review, ele estava por R$ 79 na Steam, R$ 89 na Microsoft Store e R$ 107,50 na PSN. Eu entendo que todo game tem custos de desenvolvimento, mas esse foi um jogo custeado por crowdfunding e é um título indie, sem muitas novidades e excessos. É um custo salgado que vem sendo notado por vários jogadores e meios de comunicação.

Mas entre sequestrados e feridos todos acabaram se salvando. Eu achei um jogo legal de analisar e bem atmosférico, e a história até que me prendeu mesmo sendo algo básico e sem desviar da fórmula. Talvez eu fosse menos enjoado com o game se ele não fosse filho do criador de Alone in the Dark.

No fim das contas, 2Dark é uma boa recomendação para os fãs de terror e de games que não tem medo de mostrar violência e alguns temas que são tabu na indústria. Eu só sugeriria esperar um pouco mais por uma promoção que coloque o valor cobrado pelo título um pouco mais dentro da faixa de preço adequada.

*Review elaborado usando a versão de PS4 do jogo. Cópia fornecida pela desenvolvedora.

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